Ontem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um press release (AQUI) onde classificaram todas as carnes processadas como agentes carcinogénicos (grupo 1 - lado a lado com o álcool, tabaco, etc) . Como carnes processadas definiram, todas as carnes que tenham sido transformadas através de processos como a cura, salga, fermentação ou outros que aumentem o sabor ou melhorem a preservação. Isto inclui geralmente carne de porco e vaca, mas também outras carnes vermelhas, aves ou enchidos de sangue. Referem como exemplos salsichas, fiambre, corned beef, biltong e beef jerky (carne seca). Já as carnes vermelhas, em geral, foram colocadas no grupo 2A como "prováveis carcinogénicos", visto não terem evidências suficientes para coloca-las no grupo 1.
No entanto, segundo a OMS o perigo de cancro associado ás carnes vermelhas (não processadas) apenas está presente se esta for consumida diariamente. Já as carnes processadas, com um consumo de 50g diários (2/3 fatias de fiambre) aumentam o risco de cancro colo-rectal em 18%.
A minha opinião:Estas carnes já tinham sido consideradas "de risco" em 2007 (WCRF/AICR 2007), sendo que nesse estudo a "culpa" era atribuída aos nitritos e nitratos, tal como outros conservantes adicionados durante a transformação da carne. O que me surpreende neste novo press release da OMS é que não falam de risco associado a aditivos mas apenas citam os processos de transformação. Ou seja, será então que um bacon curado em casa "À antiga" é cancerígeno? Uma naturopata portuguesa comentou esta questão (vídeo AQUI) clarificando e explicando que TODAS as carnes processadas estão incluídas neste grupo. Até o chouriço caseiro (porque é transformado pelo processo de defumação) sem aditivos. Que salsichas e fiambre eram cancerigenos, já todos nós sabíamos... Sim, o de peru e frango também (curiosamente partilhei um artigo no facebook sobre o fiambre 2 ou 3 dias antes desta notícia sair). Esses enchidos já não entravam na minha casa há bastante tempo, mas a verdade é que um presunto sem aditivos (os tais de nitritos) de vez em quando vinha cá parar.O que acham disto? Será que é desta que vai desaparecer a moda de comer "rolinhos de fiambre" em dieta? Espero que sim...
Comentarios